top of page

nas zonas rurais do Sul do Senegal, mulheres grávidas enfrentam múltiplos desafios para ter acesso à saúde digna para dar à luz com segurança e acolhimento.

esses desafios podem ser percebidos além dos casos graves onde vidas de mulheres e recém-nascidos são interrompidas, como na desnutrição durante e após o período gestacional, na falta de acesso a água limpa acarretando práticas de saúde pouco higiênicas, na carência de acompanhamento por profissionais de saúde bem treinados e muito mais.

para o desenho do Centro de Maternidade, honramos e resgatamos sabedorias ancestrais integradas às práticas modernas de saúde e arquitetura, promovendo um ambiente saudável e culturalmente significativo que apoie as mães, os recém-nascidos e suas famílias, de forma a oferecer além do acesso à saúde de qualidade, educação e empoderamento sobre boas práticas de saúde e higiene, nutrição e cuidados infantis, promovendo a transmissão de saberes intergeracionais, assegurando a construção de um futuro viável e sustentável para a comunidade e suas futuras gerações.

o projeto se organiza a partir da releitura da forma circular do habitar primitivo. Posicionamos três grandes círculos que delimitam jardins internos, dando forma aos eixos de circulação e setorizando o programa necessário para o funcionamento da maternidade.

no eixo central, uma praça se abre para o acesso da via principal da comunidade, abraçando e recebendo gestantes e seus familiares que as acompanham nas consultas médicas, exames e no trabalho de parto.

a parede circular em taipa abriga um jardim com rica flora senegalesa e, em estações chuvosas, retem as águas das chuvas e promove controle de temperatura e umidade do espaço.
A sul está posicionado um volume dedicado para os profissionais de saúde, que comporta a área administrativa, de descanso e higiene, com conforto para aprimoramento da equipe e espaço para acompanhamento de casos.

o acesso pelo corredor a norte da praça direciona o percurso de cuidado das gestantes. Em um primeiro setor estão as salas para consultas e exames e o almoxarifado com acesso a medicamentos e materiais esterilizados.
Ao fim do corredor, a ampla enfermaria com 8 leitos para gestantes e seus bebes é imersa à paisagem local, promovendo bem-estar e acolhimento. Utilizando instrumentos de conforto ambiental, em um dos lados um jardim de chuva enclausurado por uma parede circular em taipa promove controle térmico do ambiente e no outro, um jardim interno delimitado por cortinas em miçangas de madeira filtra a incidência de luz solar direta, criando sombras delicadas e lúdicas. As cortinas também são utilizadas entre as camas, providenciando privacidade entre os leitos quando necessário. Mais à frente, temos 3 salas direcionadas à cesárias, parto naturais e observação neonatal.

sobre essa disposição de ambientes, pousa uma leve cobertura com grandes beirais composta por treliças espaciais em carpintaria e telhas galvanizadas, ora apoiada sobre as espessas paredes de taipa de terra, ora sobre esbeltos pilares de madeira, criando abrigo do sol e das chuvas do sul do Senegal, ao mesmo tempo que permitindo trocas de ar constantes e efetivas.

a Maternidade de Futuro Ancestral é uma manifestação concreta de um sonho onde o passado e o futuro se encontram no presente. Aqui, a sabedoria ancestral guia as práticas de cuidado materno, e o respeito pela natureza molda um ambiente sustentável e acolhedor. Este projeto não é apenas um lugar para o nascimento de novos bebês, mas também um local capaz de potencializar as tradições e valores que sustentam a vida e a comunidade.

centro de maternidade

localização

senegal,af

metragem

200m²

ano do projeto

2024

status

proposta finalizada

bottom of page